Entidades Formadoras

organic-img

A presença do homem na Terra está intimamente associada à sua capacidade de explorar racionalmente o solo e a água. A correta utilização destes dois recursos naturais, ainda abundantes na maior parte do planeta, é a garantia de que as gerações futuras terão condições de sobreviver harmonicamente em nosso planeta.

Neste contexto, as Áreas de Preservação Permanente (APP´s) funcionam como reguladoras do fluxo de água, sedimentos e nutrientes, formando ecossistemas estabilizados às margens de rios, lagos e nascentes, atuando na diminuição e filtragem do escoamento superficial e do carregamento de sedimentos para o sistema aquático. Assim, a ação de recuperação das matas ciliares é uma das prioridades do Instituto Ação Verde, contribuindo para a recomposição das áreas degradadas que tem grande impacto na manutenção do regime hidrológico.

A implantação do Projeto Verde Rio compreende benefícios muito maiores do que a recuperação das matas ciliares: trará melhor qualidade de vida para nossa população, disseminará boas práticas de preservação ambiental, e mostrará a todo o planeta um exemplo crucial em um momento de grande sensibilidade ambiental, ratificando o nosso compromisso de contribuir para um desenvolvimento econômico e social, com respeito e preservação do meio ambiente.

Jandir José Milan

Presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso - Fiemt

organic-img

O setor produtivo rural de Mato Grosso é um dos mais eficientes do mundo em termos de produção e sustentabilidade. A nossa responsabilidade com a produção sustentável fica evidente através de diversas práticas e ações desenvolvidas, uma delas, foi a criação de uma entidade não governamental, sem fins lucrativos para direcionar ações no sentido de preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, manter o Estado como campeão nacional na produção de grãos. A crise mundial de alimentos mostra a importância da nossa missão que é de produzir alimentos. É plenamente possível, aumentar a produtividade sem degradar o meio ambiente. Podemos produzir com responsabilidade social e ambiental. É isso que buscamos e é isso que estamos efetivamente fazendo em Mato Grosso.

Rui Carlos Ottoni Prado

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - Famato

organic-img

A Ação Verde será muito importante para tirar da mídia e da sociedade em geral, a visão de que o setor da pecuária é o grande vilão, destruidor do meio ambiente. Vai mostrar que não são os pecuaristas que queimam e devastam as florestas, mas sim os grileiros da pecuária.

José João Bernardes

Presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso - ACRIMAT

organic-img

Estamos em uma nova era no relacionamento do setor produtivo com o meio ambiente e o Instituto Ação Verde dará o suporte aos setores para atuarem na vanguarda, de maneira mais responsável e sócio-ecologicamente correta, com ações para corrigir eventuais erros verificados para, consequentemente, melhorar a imagem de Mato Grosso e elevar a receptividade e o conhecimento do mundo sobre a produção sustentável no Estado.

Carlos Fávaro

Presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso - Aprosoja/MT

organic-img

O CIPEM é o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso. Foi criado no ano de 2004 e atualmente representa todo setor de base florestal do Estado de Mato Grosso com oito sindicatos associados. O CIPEM vem trabalhando na questão florestal, principalmente, em ações que busquem a sustentabilidade do Estado de Mato Grosso e o Instituto Ação Verde vem complementar esse trabalho, uma vez que, visa recuperar as áreas de Preservação Permanente Degradadas dos principais rios do Estado. O objetivo do CIPEM junto à Ação Verde é fazer com que o meio ambiente seja preservado, melhorando o equilíbrio da atividade produtora. Assim, a união do CIPEM com o Instituto Ação Verde demonstrará que é possível preservar o meio ambiente, trazendo grandes benefícios para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Mato Grosso, tornando-o ambientalmente sustentável.

Geraldo Bento

Presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso - CIPEM

organic-img

O Sindnergia tem um forte compromisso em apoiar instituições que busquem promover o equilíbrio entre o meio ambiente, bem-estar social e a atividade produtiva primária do Mato Grosso e do Brasil. Sua Missão é defender os interesses coletivos de seus associados e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do setor energético em Mato Grosso.

José Antônio de Mesquita

Presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso - Sindnergia

organic-img

O Sicredi é sustentável muito antes desta palavra tomar o mundo empresarial. Uma instituição é sustentável quando gera resultado econômico, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com as quais interage, equilibrando resultados financeiros com o desenvolvimento de comunidades.

João Carlos Spenthof

Presidente Central do Sicredi/MT

organic-img

Representante das indústrias sucroalcooleiras, que atuam na área de produção de açucar , etanol e energia elétrica a partir da cana de açúcar, gerando emprego e renda para a região. O Sindalcool é um dos maiores e mais representativos sindicatos patronais industriais do setor sucroalcooleiro do país, e busca constantemente fortalecer a atividade associativa e o desenvolvimento sustentável regional. A união com o Instituto Ação Verde fortalece e afirma nossos propóssitos e respeito ao meio ambiente.

Piero Vincenzo Parini

Presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso - Sindalcool/MT