Artigos

Alunos são conscientizados na semana do Meio Ambiente pelo Instituto Ação Verde

 Happy Dog Picture

Alunos são conscientizados na semana do Meio Ambiente pelo Instituto Ação Verde Foto: ASCOM DO INSTITUTO AÇÃO VERDE

Os alunos da Escola Municipal Abinel Freitas Pereira em Chapada dos Guimarães foram envolvidos nessa sexta-feira (09/06) nas atividades de educação ambiental do Projeto Educação Verde executado pelo Instituto Ação Verde com o objetivo de ressaltar a relevância do meio ambiente comemorado no dia 05 de junho.

Foram plantadas na escola 50 mudas de espécies florestais com a participação dos estudantes que receberam orientações técnicas e foram conscientizados e sensibilizados a cuidar das árvores plantadas.

A diretora da escola, Maria Lucia, conheceu o projeto em uma visita do Instituto Ação Verde ao município. “O Projeto Educação Verde veio de encontro com o que almejamos, porque Chapada requer cuidado especial mediante a questão ambiental, pois no período da seca o Parque Nacional sofre com queimadas. E eu acredito que haverá um resultado dentro das escolas ao trabalhar a conscientização da criança a respeito da preservação e conservação.” Assegurou a diretora.

Lucélia Silva é professora há 15 anos e afirma que já houve na escola trabalhos e projetos ambientais, mas não com plantios de árvores. “Essa semana os alunos foram trabalhados teoricamente em sala de aula, eles tiveram momentos de reflexões sobre as mudanças climáticas no município, e a palestra com plantio contribuiu e somou com o processo de conscientização.” Declarou a professora.

A aluna A.C de 10 anos estudante do quinto B participou do plantio e da palestra realizada pelo projeto e garante ter gostado das atividades. “É muito interessante o que vocês estão fazendo, explicando, compartilhando e ensinando para todos nós aquilo vocês conhecem e eu vou sim, ajudar cuidar das árvores plantadas aqui na escola”, afirmou a estudante.

As atividades tiveram a participação da ONG Aurora Verde que uniu forças para promover o equilíbrio entre o meio ambiente e o bem estar social.

 

PARCERIAS

Para realizar essas Ações Socioambientais, o Instituto Ação Verde conta com parceiros (mantenedores) que acreditam em nossos projetos e nas nossas atividades como fonte de sustentabilidade. São eles Associação de Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (APROSOJA), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Instituição Financeira Cooperativa de Mato Grosso (SICREDI), Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (SINDALCOOL), Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (SINDENERGIA).

 

PRODUÇÃO DE MUDAS

O Instituto Ação Verde possui parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER - VG) e Secretaria de Meio Ambiente de Sinop MT.