Artigos

População do bairro Santa Isabel em Cuiabá recebe árvores no Multiação

 Happy Dog Picture

População do bairro Santa Isabel em Cuiabá recebe árvores no Multiação Foto: ASCOM IAV

O Instituto Ação Verde atendeu aproximadamente 600 pessoas no Multiação que ocorreu neste sábado (24/06) no campo do Áreão localizado no bairro Santa Isabel em Cuiabá. Foram disponibilizadas 1.000 mudas de espécies florestais para os moradores do bairro e região, com o objetivo de arborizar a zona urbana da capital para proporcionar conforto térmico e contribuir com a qualidade de vida da população.

As pessoas que pegaram as mudas de árvores foram orientadas a realizar o plantio correto. “Não basta só fornecer as mudas, é necessário conscientizar e orientar a população sobre que espécie levar e como plantar”, afirmou Vicente Falcão, superintendente do Instituto Ação Verde (IAV).

Rogério Zancanatti é morador do bairro há 28 anos e possui um amplo espaço em seu quintal, onde irá plantar as árvores que adquiriu no estande do IAV. “Na rua onde moro não tem arborização e essas mudas serão plantadas no meu quintal para que minha família possa aproveitar a sombra e as frutas”, relatou.

A dona Aparecida Querino é moradora do Jardim Esmeralda em Várzea Grande, ela foi ao multiação e levou para casa duas mudas de ipê. “Gosto de plantar árvores e de vê-las bem cuidadas, pois muitas pessoas pegam e plantam de qualquer jeito em locais inadequados e depois as cortam e isso não é bom, pois a árvore faz bem a vida”, declarou.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, citou a importância do IAV no Multiação. “Com essa parceria estamos disseminando uma nova cultura que é a cultura de preservação, de plantar a sua árvore em casa. Então é muito bem vinda à parceria com o Instituto Ação Verde e com certeza quem irá ganhar com isso é a população que estará satisfeito e com um novo pensamento de sustentabilidade” mencionou.

Em parceria com IAV, a Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (ASMATS) forneceu informações relevantes a respeito da reciclagem de resíduos, e orientou a população a realizar o descarte correto dos resíduos.

A população também foi sensibilizada e recebeu informações sobre consumo consciente de energia, para gerar economia e ao mesmo tempo contribuir na redução de impactos ambientais. Essa conscientização foi oferecida pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (SINDENERGIA).

PARCERIAS

Para realizar essas Ações Socioambientais, o Instituto Ação Verde conta com parceiros (mantenedores) que acreditam em nossos projetos e nas nossas atividades como fonte de sustentabilidade. São eles Associação de Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (APROSOJA), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Instituição Financeira Cooperativa de Mato Grosso (SICREDI), Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (SINDALCOOL), Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (SINDENERGIA).

PRODUÇÃO DE MUDAS

O Instituto Ação Verde possui parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) e Secretaria de Meio Ambiente de Sinop MT.