Notícias

Alunos e professores iniciam plantio de mudas do Projeto “Escola Verde”

 Happy Dog Picture

Alunos e professores iniciam plantio de mudas do Projeto “Escola Verde” Foto: Asse. de comunicação - Inst. Ação Verde

Foi dada a largada para o plantio de mudas nas escolas, creches e Centro Municipal de Educação Infantil do projeto “Escola Verde”, no município de Sinop. A iniciativa é do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. O primeiro plantio ocorreu na manhã desta segunda-feira (09), na Escola Municipal de Educação Básica Uilibaldo Vieira Gobbo.

Idealizado pela 3ª Promotoria de Justiça Cível da cidade, o projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar acerca da importância da preservação ambiental, principalmente na manutenção dos espaços urbanos arborizados e do uso racional dos recursos naturais. Para isso, cada unidade de ensino foi estimulada a desenvolver, dentro de seu plano pedagógico, um subprojeto de educação ambiental, que envolve além do plantio de mudas, ações para a manutenção da arborização.

De acordo com o cronograma do projeto, 36 unidades de ensino serão contempladas com a iniciativa. O plantio de mudas se estenderá até o dia 07 de julho. A proposta, de autoria do promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, é promover uma gincana educativa com estudantes e professores das unidades de ensino.

As mudas das árvores de espécies nativas que estão sendo disponibilizadas foram adquiridas através de termos de ajustamento de conduta. “As mudas são depositadas no Parque Florestal de Sinop, espaço de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto Ação Verde”, explica o promotor.

Segundo ele, o cronograma para plantio das mudas nas escolas foi definido previamente e com a participação de representantes das entidades colaboradoras, especialmente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop e do Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte). Após a finalização do plantio em todas as escolas e creches serão apresentados ao Ministério Público os nomes dos vencedores da gincana. A escolha dos alunos participantes será de responsabilidade da direção escolar.

A meta é que todo o plantio seja executado até o início de julho. Contudo, o projeto se estenderá até o final do ano, quando então será feito um balanço das ações executadas e a entrega da premiação aos vencedores. São parceiros da iniciativa: Secretária Municipal de Educação de Sinop: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop; Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (Codenorte); Instituto Ação Verde e Embrapa.