Notícias

VG organiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

 Happy Dog Picture

VG organiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente Foto: FOLHAMAX

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (Semmadrs), abre no próximo dia 4 de junho, a ‘Semana Nacional de Meio Ambiente’. A primeira ação, que acontecerá de forma integrada com o governo do Estado e a prefeitura de Cuiabá, foca a limpeza da margem do rio Cuiabá, do lado varzeagrandense, percurso que vai da ponte ‘Júlio Müller’ até o bairro Carrapicho, cobrindo toda a região da Alameda.

A limpeza que será realizada no dia 4, compreende uma extensão de cinco quilômetros, entre a ponte Júlio Muller, em Cuiabá, até a região de São Gonçalo Beira Rio, em Várzea Grande, no Carrapicho. A concentração a é partir das 7h na praça Luis Albuquerque, no bairro do Porto, em Cuiabá.

As ações localizadas no Município têm início no sábado e seguem até o dia 10. Várzea Grande preparou uma semana de ações que visam proteger o meio ambiente e sensibilizar a população, com atividades educativas em escolas e nos parques ecológicos.

Como explica a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, a semana do Meio Ambiente tem como objetivo ampliar a sensibilização das pessoas em relação ao ambiente e o envolvimento em torno de ações voltadas a sua preservação e sua conservação. “É importante a participação da população neste primeiro evento que é justamente o trabalho de limpeza à beira do rio Cuiabá. Ali observar-se a falta de sensibilização e de preservação que resultam em impactos negativos nas margens do rio Cuiabá, onde há desmatamento da mata ciliar em grande trecho do rio Cuiabá, fora o volume acumulado de resíduos que são descartados diariamente no rio. Por isso se faz necessário promover ações de sensibilização na conservação da vegetação e do próprio manancial”.

Como reforça a secretária, esses resíduos causam poluição, levando sérios riscos à fauna e à flora da região do Pantanal. “O descarte indevido feito às margens do rio Cuiabá, aqui na cidade, afeta o bioma do Pantanal, em função da poluição”.

A mobilização para a limpeza da margem varzeagrandense, no dia 4, vai reunir servidores municipais do Meio Ambiente, de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Instituto BRF, Univag, Instituto Ação Verde e a comunidade local.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, mas o Município segue com ações durante toda a próxima semana.

AÇÕES - No dia 6 de junho, das 8h às 12h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘José Estejo, no bairro Vitória Régia, a prefeitura e parceiros realizarão ações de educação ambiental por meio da apresentação de teatro de fantoches com a Guarda Municipal, entrega de mudas com o Instituto Ação Verde, palestra sobre a necessidade do uso racional da água ministrada por técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE), confecção do Cadastro Único realizada pelas equipes da secretaria de Assistência Social, oferta de atividades educativas por educadores da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, serviços de limpeza no bairro promovidos pelas equipes da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, mobilização para o combate ao mosquito da dengue promovida por agentes da Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

No dia 7 de junho, das 8h às 11h, no Fórum municipal de Várzea Grande, será realizada palestra sobre Direito Ambiental e Licenciamento Ambiental, ministradas pelos especialistas Alessandra Panizi e Ricardo Carneiro, respectivamente. O evento tem como pré-requisito à participação, necessidade de inscrições que podem ser feitas no local e são limitas a 100 vagas.

No dia 8 de junho, das 8h às 12h, no Centro de Eventos Hits Pantanal será realizado o workshop que vai tratar de recursos hídricos e licenciamento ambiental pela mestre Maria Cristina da Silva Ramos e pelo especialista Luiz Henrique Magalhães Noquelli (Sema/MT). O evento é limitado a 200 vagas.

No dia 9 de junho, das 8h às 14h, Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Joaquim da Cruz’, no bairro Serra Dourada, a prefeitura e parceiros retomam as ações de educação ambiental por meio da apresentação de teatro de fantoches com a Guarda Municipal, entrega de mudas com o Instituto Ação Verde, palestra sobre a necessidade do uso racional da água ministrada por técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE), confecção do Cadastro Único realizada pelas equipes da secretaria de Assistência Social, oferta de atividades educativas por educadores da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, serviços de limpeza no bairro promovidos pelas equipes da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, mobilização para o combate ao mosquito da dengue promovida por agentes da Defesa Civil e Vigilância Sanitária.

Encerrando a ‘Semana do Meio Ambiente’, no dia 10 de junho, a prefeitura realiza, das 8h às 12h, no Parque Ecológico Tanque do Fancho, no Parque Flor do Ipê e no Córrego Traíra, inúmeras atividades.