Notícias

Ações ambientais promoveram o plantio de 3.671 árvores em cidades do Mato Grosso

 Happy Dog Picture

Ações ambientais promoveram o plantio de 3.671 árvores em cidades de Mato Grosso Foto: Asse. de comunicação - Inst. Ação Verde

Em junho de 2016, Cuiabá, Várzea Grande e Sinop foram contempladas com 3.671 árvores. A informação é apresentada pelo controle técnico do Instituto Ação Verde, responsável por disponibilizar as mudas de espécies florestais para essas ações. O número é relevante diante do desconforto térmico causado pelas ilhas de calor que envolve as três cidades do estado de Mato Grosso. O plantio foi realizado pela própria população de suas respectivas cidades, vale destacar que todos foram conscientizados e sensibilizados para desempenhar essa importante ação que visa proteger o meio ambiente e proporcionar saúde e bem-estar para todos.

As ações que incentivaram o plantio dessas arvores ocorreram em escolas, avenidas, bairros, residenciais e terminais rodoviários.

Em Cuiabá, as pessoas que passaram pela avenida Historiador Rubens de Mendonça puderam levar seu lixo eletrônico para ser descartado corretamente, consequentemente receberam mudas para serem plantadas em suas propriedades. Com essa ação, 5 toneladas de resíduos eletrônicos foram impedidas de serem jogadas na natureza. Essa atividade foi realizada pelo Instituto Ação Verde juntamente com a Ecodescarte e Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT).

A escola Adventista, MT Bovinos, Unimed e o Hospital Jardim Cuiabá também realizaram atividades ambientais na capital. As ações realizadas por essas instituições alcançaram alunos, clientes e colaboradores, ampliando e fortalecendo a integração da responsabilidade ambiental.

Da mesma forma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande desenvolveu diversas ações voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente. As atividades realizadas, foi a limpeza da margem do Rio Cuiabá ao lado varzeagrandense que contou com mobilização de várias instituições e da comunidade local, atividades educativas em escolas e em parques ecológicos do município, distribuição de mudas no Terminal André Maggi e plantio no Córrego da Traíra.

 No município de Sinop além das praças e avenidas, 36 escolas foram arborizadas pelo projeto Escola Verde, integrado pelo Instituto Ação Verde, Ministério Público e a Prefeitura Municipal por meio da Secretária Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura de Sinop.

O Instituto Ação Verde é idealizador de projetos e de várias atividades ambientais que promove o plantio de arvores como o de Arborização Urbana que beneficia a população com conforto térmico e qualidade de vida. Entre os outros projetos estão:

Educação Verde

Com objetivo de levar educação ambiental para crianças de 4 a 12 anos de instituições de ensino públicas e privadas.

Projeto Verde Rio

Responsável pela recuperação das margens dos grandes rios do estado.

Projeto Água para o Futuro

Busca identificar, monitorar, recuperar e preservar as nascentes urbanas do município de Cuiabá.

Projeto Nascentes Vivas 

Recupera nascentes e APPs.

PARCERIAS

Para realizar essas Ações Socioambientais, o Instituto Ação Verde conta com parceiros que acreditam em seus projetos e atividades como fonte de sustentabilidade. São eles Associação de Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT), Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (APROSOJA), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Instituição Financeira Cooperativa de Mato Grosso (SICREDI), Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (SINDALCOOL), Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (SINDENERGIA).