Notícias

Entidades são nomeadas membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

 Happy Dog Picture

Entidades são nomeadas membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos Foto: Asse. de comunicação - Inst. Ação Verde

O Instituto Ação Verde está entre as 30 entidades que tomaram posse do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO) para atuar no biênio 2016/2017, com a finalidade de discutir a gestão dos recursos hídricos do estado de Mato Grosso e impedir o surgimento de conflitos. A cerimonia de nomeação ocorreu no dia 30 de agosto no auditório do Parque Massairo Okamura.

As atividades do Cehidro são executadas desde 2003. Suas reuniões são compostas pelos representantes titulares e suplentes de cada instituição da sociedade civil, órgão governamental e entidades não governamentais. E são de acesso público onde a sociedade pode participar ativamente e expor suas dificuldades, assim como formar instruções e decisões para soluções de problemas.

Entidades que compõe o conselho

Órgãos governamentais: Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Secretarias Estaduais de Infraestrutura e Logística (SINFRA), de Planejamento (SEPLAN), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), de Cidades (SECID), de Educação (SEDUC), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA), a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Renováveis (IBAMA).

Sociedade Civil: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), os Comitês de Bacia Hidrográfica Instituídos no Estado, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a União da Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso (UCMMAT), Federação das Industrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Sindicato da Cosntrução, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica no estado de Mato Grosso (SINDENERGIA) e a Federação de Agricultura e pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO).

Entidades não governamentais: Instituto Ação Verde (IAV), Instituto Pantanal-Amazônia de Conservação (IPAC), Instituto Ecológico e Sociocultural da BACIA Planina (IESCPAP) e o Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (FONASC).