Notícias

Educação ambiental sensibiliza alunos de escola municipal em Cuiabá

 Happy Dog Picture

Educação ambiental sensibiliza alunos de escola municipal em Cuiabá Foto: Asse. de comunicação - Inst. Ação Verde

“Antes não preservava tanto as árvores, eu só me interessava pelo seus frutos. Depois desse projeto, eu estou aprendendo a valorizar as árvores e o meio ambiente”, disse a aluna de 12 anos Mikaela Lima.

Os alunos do sexto ano da Escola Municipal Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, participaram nessa sexta-feira (16/09) de uma palestra ministrada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM). Foi abordado temas sobre a conservação do meio ambiente, produção sustentável envolvendo corretamente o manejo florestal.

Os estudantes entenderam que é possível gerar emprego e renda sem agredir o meio ambiente. “É gratificante ver a interação dos estudantes com as aulas ambientais. Tudo que eles aprenderam hoje, é um conceito que fica para a vida”, declara o Diretor Executivo do CIPEM, Valdinei Santos.

Além da palestra educativa, foi realizado pelos alunos, o plantio de 10 árvores. Eles foram instruídos pela equipe técnica do Instituto Ação Verde que é o idealizador da ação. “Hoje plantei minha primeira árvore, aprendi como cuidar dela. Gostei bastante, é um aprendizado que vou dividir com todos da minha família”, afirmou a estudante de 11 anos, Natalia Arruda.

Eles aprenderam também a selecionar materiais recicláveis e identificar aqueles que causam danos a natureza. “É importante reciclar esses materiais. Evitar que eles sejam jogados nas ruas para não entupir bueiros, poluir os rios e não causar enchentes” explicou o aluno André Marcio de 11 anos.

“É de extrema importância despertar os alunos, para evitar que esses materiais não polua o meio ambiente”, declarou Maria Nascimento, presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (ASMATS).

“Este trabalho do Instituto Ação Verde e seus parceiros, contribuiu muito na conscientização dos alunos. São estas ações que a escola precisa”, afirmou Maria de Lurdes, diretora da instituição de ensino.

Essa educação ambiental conta com a parceria da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (ASMATS), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (SINDENERGIA), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e o Serviço Social da Indústria (SESI).