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Estudo de caso do Instituto Ação Verde é objeto de tese de mestrado publicada em congresso internacional

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Estudo de caso do Instituto Ação Verde é objeto de tese de mestrado publicada em congresso internacional Foto: Estudo de caso do Instituto Ação Verde é objeto de tese de mestrado publicada em congresso internacional

'A responsabilidade social corporativa ambiental e o marketing ambiental - o caso do Instituto Ação Verde no Brasil'. Este foi o tema apresentado no VIII Congresso Internacional de Casos Docentes em Marketing Público e Não Lucrativo sob a orientação do Tutor Paulo Gonçalves (Professor do Instituto Superior de Contabilidade e Administração). A apresentação ocorreu na sexta-feira (16/12) no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal.

O artigo elaborado a partir da tese dos mestrandos Edenize Amorim, Irismaria Souza, Lucélia Santos e Reinaldo Barbosa faz uma síntese sobre os projetos do Instituto Ação Verde (IAV) que estão em execução, e avalia a atuação do instituto, em termos de marketing ambiental, quanto à atuação na recuperação do meio ambiente através da preservação dos rios, exercendo assim, ativamente,  sua Responsabilidade Social Coorporativa (RSC).

De acordo com a avaliação dos autores, constatou-se que, apesar do foco principal do IAV ser a recuperação e preservação das matas ciliares, a sua atuação vai para além disso, pois neste processo de mudança e construção de novos comportamentos, urge envolver toda a sociedade, principalmente as comunidades e as populações que vivem nas margens dos rios, as quais devem receber informações de como podem se "beneficiar" dos recursos naturais disponíveis com o menor impacto ambiental possível, desenvolvendo consciência e práticas sustentáveis.

Concluindo o artigo, os desenvolvedores ressaltam que, paralelamente às ações socioambientais, por outro lado, urge a necessidade de desenvolver ferramentas de gestão de marketing ambiental, promotoras de uma maior e melhor RSC ambiental.