Notícias

Projeto em Jaciara pretende recuperar matas ciliares e proteger nascentes no município

 Happy Dog Picture

Projeto em Jaciara pretende recuperar matas ciliares e proteger nascentes no município. Foto: Ascom Instituto Ação Verde

Iniciou em março desse ano no município de Jaciara, o Projeto Mata Ciliar, cujo objetivo é desenvolver através da parceria com produtores rurais ações de orientação e plantio de espécies nativas para a recuperação das matas ciliares, proteção de nascentes e mananciais na bacia do Rio São Lourenço no município.

 

A primeira atividade do projeto foi realizada na região do Poguba, na propriedade do senhor Antonio Rocha. A ação teve o plantio de 200 mudas nativas com 16 espécies diferentes para proteger uma nascente veia de água que nasce em um paredão rochoso de 40 metros. 

 

As mudas utilizadas para a recuperação das matas ciliares são disponibilizadas pelo Instituto Ação Verdes (IAV), uma OSCIP integrante do projeto.

 

Além do IAV, o projeto tem o envolvimento da Prefeitura de Jaciara, Secretaria de Meio Ambiente, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de Jaciara e a Escola Antônio Ferreira Sobrinho por meio do projeto Jaciara Mata Viva.