Notícias

Projeto estimula plantio de mudas de árvores em Sinop

 Happy Dog Picture

Projeto estimula plantio de mudas de árvores em Sinop Foto: Redação 24 Horas News

Mudas de árvores como o Oiti, Ipê e Jambo foram plantadas na Escola Municipal de Educação Infantil Santo Antônio, localizada no bairro Jardim das Nações. Os exemplares, além de serem inseridos no dia a dia dos estudantes, estimulando a consciência e a educação ambiental, vão, na fase adulta, melhorar o ambiente e qualidade do ar na região.
Metas como estas integram o projeto '+ Árvores, - Calor', desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (SDS) desde o final do mês de outubro. Conforme explica a secretária Luciane Bertinatto, a unidade educacional foi a primeira, no município, a receber as ações do trabalho. Até março do próximo ano outros pontos como praças, escolas, áreas verdes ou de conservação ambiental, postos de saúde, entre outras, serão inseridas na programação.

Todas as mudas são provenientes do viveiro montado no Parque Florestal, onde, além da SDS, atua o Instituto Ação Verde. Coordenadora da área de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a bióloga Aline Magione explica que o objetivo do projeto é, por meio da arborização, despertar a consciência ambiental do cidadão, chamando-o também para o exercício de zelar pelas mudas recém-plantadas ou que ainda serão.

Na Emei Santo Antônio, por exemplo, além das crianças e corpo técnico funcional, os pais foram convocados para o cultivo das plantas. Esta foi a primeira ação de arborização realizada na escola, inaugurada ainda no primeiro semestre pela prefeita Rosana Martinelli (PR).

Aline lembra, também, que apesar de o projeto iniciar por uma unidade vinculada à rede municipal de ensino, o '+ Árvores, - Calor' não prevê distinção quanto ao atendimento e destinação de mudas às instituições de ensino das esferas federal, estadual ou particular. Basta, contudo, realizar a solicitação. "Quem quiser pode estar agendando conosco", explica a bióloga.

Benefícios da arborização

De acordo com a SDS, as plantas transformam o gás carbônico do ar em oxigênio através da fotossíntese; contribuem para amenizar as altas temperaturas do verão diminuindo o calor através da evapotranspiração das folhas e do sombreamento; proporcionam alimento e refúgio para a fauna urbana, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.

Outros benefícios estão na redução dos níveis de poluição através da fixação de poeira e de gases tóxicos; diminuição da velocidade dos ventos; e, também, na diminuição de ruídos; aumento nas opções de lazer em parques, praças e jardins; embelezamento das cidades.