Notícias

MT é convidado para painel sobre cooperação setorial durante encontro na Polônia

Assessoria/Sema




O secretário de Estado do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, participou nesta quarta-feira (09.12), de uma mesa de discussão da California Climate Action Registry. O tema, "Avançando na Cooperação Setorial através da Cooperação entre Governos Sub-Nacional" - enfatizando o acordo assinado, pelo governador Blairo Maggi, com a Califórnia (EUA), no mês passado, com o objetivo de viabilizar a transferência de tecnologia e o pagamento por serviços ambientais.




Daldegan, junto com o secretário adjunto de Qualidade Ambiental da Sema, Salatiel Araujo e o coordenador de Mudanças Climáticas da Sema, Maurício Philipp, estão em Poznan, Polônia, onde participam até sexta-feira (12.12) , dos eventos da COP-14, a conferência da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, uma das mais importantes reuniões do ano sobre o assunto.




Mato Grosso foi o único Estado convidado para o painel, o que segundo o secretário demonstra a importância do Estado no contexto do REDD (Programa de redução de emissões de gases do efeito estufa) no mundo. Durante a sua exposição, Daldegan apresentou aos participantes da mesa de discussão a realidade do Estado e as do governo - frente aos problemas ambientais mundiais -, referentes às mudanças climáticas.




Daldegan destacou o combate ao desmatamento - o Estado foi o que mais reduziu seus índices nos últimos 4 anos -, bem como a necessidade de implementação da verticalização da produção, objetivando entre outras coisas, a geração de emprego e renda, diminuição de emissões de gases, agregação de valor a produção, melhor qualidade de vida e diminuição da pressão sobre a floresta, com vistas ao pagamento por serviços ambiental.




Participaram da mesa de discussão a secretária de Meio Ambiente da Califórnia, Linda Adams, Mike Chrisman representante da Agência de Recursos Climáticos da Califórnia, Luiz Gomez-Echeverri , representante das Nações Unidas, Robyn Camp do Registro do Clima e Ned Heime do Centro para a Política do Ar Limpo.




Nesta quinta-feira (11.12), Luis Henrique Daldegan participará do Sub-Painel "Mudança Climáticas, Economias Emergentes e Regiões em Desenvolvimento - uma questão de justiça climática", dentro do Painel "Políticas e Estratégias para Climas Locais no Evento "Governança Climática Local".




Ao chegar em Poznan na segunda-feira (08.12), o secretário acompanhado do secretário adjunto e do coordenador foram ao principal evento da COP-14 onde Daldegan estabeleceu diversos contatos com ambientalistas e profissionais das iniciativas não governamentais que estão promovendo projetos sobre seqüestro de carbono, REDD e pagamento por serviços ambientais.




No dia 08.12 Daldegan participou de um evento no Centro de Conferências do Hotel Magda, na localidade de Lichen Stary (próxima da cidade de Konin, na Polônia), onde assistiu a cerimônia de abertura do evento "Governança Climática Local" que tratou sobre a importância dos governos locais (governos estaduais e municipais) no desenvolvimento de ações ligadas as questões ambientais.