Notícias

Acrimat participa de Seminário sobre sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Carne

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, formado por diversas entidades representativas da cadeia produtiva da carne, na qual a Acrimat é a representante nacional da pecuária, promove nos dias 16 e 17 de dezembro, no estado de São Paulo, o Seminário Estratégias de Promoção da Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Carne Bovina.




O objetivo do seminário é discutir experiências inovadoras em promoção da sustentabilidade na pecuária bovina para a formulação dos princípios, objetivos e plano de ação do GT da Pecuária Sustentável.




Outro projeto da Acrimat é o levantamento das áreas de pastagens do Estado. No levantamento irão constar as áreas de pastagens, áreas de pastagens permanentes, pastos dentro das APPs, dinâmica dos desmates, bacias hidrográficas (sub-bacias / municípios / biomas) e dados da situação da pecuária.




”Com este levantamento, o pecuarista poderá se proteger de denuncias infundadas, sobre a situação de sua propriedade”, disse o presidente da Acrimat, Mário Candia . A recuperação de pastagem será outro tema abordado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso.




A Acrimat vai apresentar durante o Seminário os projetos desenvolvidos pela Associação para tornar a pecuária mais sustentável em Mato Grosso. Entre as ações estão os estudos qualitativos e quantitativos sobre a situação atual e prospectiva dos confinamentos e suas conseqüências para o setor da bovinocultura de corte do Estado de Mato Grosso.




Na programação, debates sobre diversos temas, como Iniciativas de promoção da sustentabilidade na pecuária: cadastros socioambientais e tecnologias de produção sustentável; Políticas de financiamento; relações entre frigoríficos e fornecedores; Sustentabilidade no varejo; Impactos sociais na cadeia produtiva; Políticas públicas para a sustentabilidade da pecuária; e o Desenvolvimento de padrões para produção sustentável.




Durante o evento será feita a revisão do documento “Princípios e Ações para Promoção da Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Carne Bovina”.




Fonte: Acrimat