Notícias

Minc e Maggi prestigiam Dia Nacional do Campo Limpo em Cuiabá

Em celebração aos excelentes resultados do sistema de destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas em Mato Grosso e no Brasil, o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o Governador do Estado, Blairo Maggi, participarão de evento na sexta-feira da semana que vem, dia 22 de agosto, em Cuiabá, em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo.



A solenidade de abertura, no posto de recebimento de embalagens vazias de Cuiabá (no Distrito Industrial), terá ainda a presença de autoridades municipais e estaduais e de representantes do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade idealizadora da data. Na oportunidade será apresentado ao ministro Carlos Minc o Grupamento de Polícia Ambiental de Mato Grosso, cujos integrantes já estão passando por um curso de capacitação na área de meio ambiente.



Durante o evento, agricultores do Estado serão homenageados com o Prêmio Destaque Campo Limpo. “Queremos reconhecer o esforço dos produtores que vêm cumprindo a sua parte no sistema de destinação final. Por isso vamos conceder essa homenagem àqueles que entregam todas as suas embalagens vazias de defensivos, realizam corretamente os procedimentos de lavagem e procuram agendar a data e horário de entrega”, explica o diretor-presidente do instituto, João Cesar Rando. Os agricultores mato-grossenses são os que mais devolvem as embalagens vazias de defensivos. Nos primeiros sete meses de 2008, as centrais de recebimento do Estado encaminharam para o destino final – reciclagem ou incineração – 3,18 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Apenas no mês de julho, foram processadas 513,3 toneladas de embalagens, o equivalente a 21% do total destinado no país.



O evento reunirá agricultores, estudantes das escolas locais e alunos de Agronomia e Gestão Ambiental de Cuiabá da UFMT, UNIVAG e UNED. O público participará de uma visitação guiada pelas instalações do posto de recebimento e da Plastibrás Indústria Plástica, recicladora parceira do programa de destinação final desde 2004. Os alunos das escolas participantes poderão ainda fazer parte de um concurso de desenho com o tema “A agricultura na minha cidade”. O evento terá a presença da banda municipal de Cuiabá e a distribuição de mudas de árvores de espécies nativas.



O Dia Nacional do Campo Limpo em Cuiabá tem a iniciativa do inpEV e parceria da ARIACAV (Associação dos Revendedores e Representantes de Insumos Agropecuários de Cuiabá e Várzea Grande), Plastibrás Indústria Plástica, Governo do Estado do Mato Grosso e Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso).



Dia Nacional do Campo Limpo entra para o calendário oficial brasileiro



Comemorado pela primeira vez este ano como data oficial do calendário brasileiro, o Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto) deve reunir cerca de 95 mil pessoas em 24 Estados do Brasil. O dia, criado em 2005 por iniciativa do inpEV, foi institucionalizado por meio da Lei nº 11.657/2008, cujo projeto foi elaborado pelo senador Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro passado.




“A institucionalização do Dia Nacional do Campo Limpo como data do calendário oficial brasileiro é uma grande vitória de toda a cadeia produtiva agrícola, pois cada elo dessa cadeia tem sua parcela de contribuição para o sucesso do sistema de destinação final de embalagens vazias de fitossanitários no país”, comemora o diretor-presidente do instituto, João Cesar Rando.



Para celebrar a data, serão realizadas atividades durante toda a semana de 18 de agosto e, no dia 22 (sexta-feira), 90 centrais estarão com suas portas abertas para a comunidade. Nessa ocasião, as unidades promoverão, nas suas instalações, atividades educativas para seus visitantes, como estudantes de escolas locais, universidades, agricultores, agrônomos e autoridades. “Queremos desenvolver, principalmente nas futuras gerações de agricultores, os conceitos de conservação e preservação ambiental e a consciência para o campo limpo”, destaca João Cesar Rando.



Desde sua criação, o Dia Nacional do Campo Limpo já atingiu 125 mil pessoas em todo o país. Em 2007, mais de 76 mil pessoas foram envolvidas nas ações do Dia Nacional do Campo Limpo, realizadas por 93 centrais de recebimento de embalagens vazias, de 21 Estados brasileiros.



Resultados nacionais: 14,5 mil toneladas no destino certo nos primeiros sete meses do ano



De janeiro a julho deste ano, as unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas de todo o Brasil encaminharam para reciclagem ou incineração 14,5 mil toneladas de recipientes. Esse volume representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 13,3 mil toneladas. Apenas em julho, 2,4 mil t foram retiradas do meio ambiente.



Mais informações sobre o inpEV e o Sistema de Destinação de Embalagens Vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br. Para mais informações sobre o Dia Nacional do Campo Limpo acesse: www.inpev.org.br/campolimpo.







O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A lei atribui a cada elo da cadeia produtiva agrícola (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público) responsabilidades que possibilitam o funcionamento do Sistema de Destinação de Embalagens Vazias.



O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 70 empresas e sete entidades de classe do setor agrícola como associadas.



Fonte: Secom-MT