Notícias

Sema e empresários regularizam empreendimentos em Nobres

Reuniões de caráter orientativo entre proprietários e técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estão agilizando o processo de regularização dos empreendimentos embargados no último dia 05/08, no município de Nobres, localizado na região Norte de Mato Grosso, a 151 quilômetros da capital.



Os empreendimentos embargados, 13 no total, localizados na zona de amortecimento de impacto ambiental, do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul e mais dois localizados em Rosário Oeste, que integram o roteiro turístico de Nobres -, estão em processo de regularização no órgão ambiental.



Durante reunião realizada com os empresários, o secretário adjunto de Qualidade Ambiental, Salatiel Araújo, falou das preocupações da Sema em relação a região, por se tratar de uma área bastante sensível ambientalmente. Ele disse aos empresários que é importante trabalhar no sentido da sustentabilidade dos empreendimentos localizados na região, levando-se em conta a importância da atividade turística sustentável e a questão social. "Os empreendimentos adaptados ao meio devem permanecer no local, obedecendo as normas ambientais".



Os proprietários dos empreendimentos – balneários, pousadas, restaurantes, posto de gasolina, locais turísticos e outros, - estão sendo orientados um a um a respeito dos documentos a serem apresentados para a regularização ambiental, já que cada caso encontra-se em uma situação diferente.



Entre as questões que devem ser observadas pelos proprietários estão o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Tratamento de Efluentes. Alguns empreendimentos terão que adequar suas atividades em função de estarem localizados próximos a uma área de conservação.



Fonte: Sema-MT