Notícias

Verde Rio: etapas iniciais começam em Barranco Alto

A comunidade ribeirinha de Barranco Alto, no município de Santo Antonio do Leverger, terá a primeira unidade pólo de coleta de sementes e levantamento florístico, etapas iniciais para implementação do Projeto Verde, promovido pelo Instituto Ação Verde. A escolha foi feita pelo superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Borges, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema- MT) nesta segunda, 11, em visita a região.



A área definida, que precisa apresentar vegetação nativa, será usada para catalogação de espécies da região e demarcação das árvores matrizes para coleta. O Instituto realizará ainda o monitoramento dessas árvores.



Segundo levantamento realizado pelo Ação Verde, dos 828 km de área de preservação permanente degradada (APP'd) em torno do Rio Cuiabá cerca de 50% encontram-se no município. "É por este motivo que Santo Antônio será a primeira cidade de Mato Grosso a receber as ações iniciais de coleta, levantamento florístico e cadastramento de propriedades que apresentam áreas de preservação permanentes degradadas" disse o superintendente do Instituto.



O cadastro das comunidades ribeirinhas é uma nova etapa do projeto Verde Rio, que visa recuperará 100% das áreas degradadas dos principais rios de Mato Grosso até 2020. O cadastramento terá inicio ainda este mês e será realizado em parceria com a Empresa de pesquisa, assistência e extensão rural do Estado (Empaer- MT) e Sema.



A equipe técnica do Ação Verde e Sema conheceram também a comunidade de Santa Clara.



Parceria com Prefeitura



Em reunião, Paulo Borges apresentou o Projeto Verde Rio ao secretário de governo da Prefeitura Municipal de Santo Antonio, César Padilha, que garantiu viabilizar uma parceria entre o município e o Instituto. Uma agenda com o prefeito de Santo Antonio, representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura,Turismo e Educação e vereadores do município será marcada, para apresentação do plano de trabalho e metodologia do Projeto Verde Rio, além das ações já desenvolvidas pelo Ação Verde. Serão discutidas parcerias para implementação do projeto em Santo Antonio.



Também participaram da visita, Mari Gemma de la Cruz (Sema), Sandra Márcia Laet (Sema), Maria Bernardete de Souza Aleknovic (Sema) e Osmano de Freitas Silva (Empaer).



Da assessoria