Notícias

Conscientização Empresarial reúne autoridades, produtores e empresários de Água Boa

Água Boa foi o terceiro município do Estado a receber o seminário de "Conscientização Empresarial", promovido pelo Instituto Ação Verde em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme). O evento, que ocorre em conjunto ao "Integração Empresarial" da Federação das Indústrias (Fiemt), aconteceu na noite de ontem, 07, e reuniu autoridades, empresários e produtores da região.







Presente no seminário, o prefeito de Água Boa, Maurício Cardoso, agradeceu a escolha da cidade como uma das unidades pólo de realização do programa e ressaltou que levar conhecimento ao empresariado do Estado é a melhor forma para explorar as potencialidades que o mercado estadual oferece. Cardoso frisou ainda que tão importante quanto levar conscientização ambiental é defender a imagem dos produtores e empresários da região. "Todos os crimes ou equívocos cometidos em relação ao meio ambiente na região estão sendo corrigidos a medida que produtores e empresários tomam conhecimento das leis e de um novo modelo de produção, a produção sustentável. E é isso que o Ação Verde traz", declarou.





O superintendente do Instituto, Paulo Borges, apresentou os projetos já implementados pelo Ação Verde e detalhou algumas das próximas iniciativas do programa. "A intenção, a partir do ano que vem, é partir para ações práticas junto com as empresas. O Instituto pretende assessorar essas organizações para a produção sustentável e ambientalmente correta. O respeito ao meio ambiente é hoje a melhor forma de agregar valor a um produto", frisou.





E é isso que o empresário Edgar Porsh, de Canarana, município vizinho a Água Boa, vem implementando em sua cerâmica. "Com um investimento de cerca de R$ 150 mil, minha empresa hoje tem maquinário adequado as leis ambientais capacidade para produzir 100% dos produtos sem a queima da lenha". Segundo Porsh a maior dificuldade no setor é encontrar parceiros que auxiliem a empresa a se modernizar e adequar as normas.







O Programa Conscientização Empresarial visa contribuir para a formação da consciência ambiental do empresariado mato-grossense. O objetivo é apresentar as ações realizadas pelas entidades formadoras do Instituto, de acordo com a aptidão das microrregiões, a fim de demonstrar como é possível aliar crescimento econômico e sustentabilidade, explica Paulo Borges.





O seminário ainda visitará mais seis municípios de Mato Grosso. A próxima cidade a receber o programa é Juína em 02/09. Para os próximos municípios estão programadas a presença de representantes do Centro das Indústrias Produtores e Exportadoras de Mato Grosso (Cipem) e Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).







O programa vai realizar ainda uma pesquisa sobre Gestão Ambiental nas empresas de Mato Grosso em cada região visitada. Os resultados obtidos vão ser reunidos em uma cartilha que será distribuída no Estado. Para finalizar as atividades do "Conscientização Empresarial" em 2008, o Instituto Ação Verde apresentará, em Cuiabá – capital do Estado, os dados colhidos pela pesquisa realizada nas regiões visitadas. Estes dados serão reunidos em uma cartilha que será distribuída em todo Mato Grosso.




Da assessoria