Notícias

Governo cria grupo de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais

O governador Blairo Maggi assinou nesta quarta-feira (23.07), no auditório da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), o decreto que cria o Grupo Especial de Trabalho para a execução do Plano de Ações para prevenção a Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso. A solenidade contou com a presença de dezenas de prefeitos e outras autoridades municipais e estaduais envolvidas na questão.



Segundo Maggi, a proposta é de que este grupo tenha continuidade e que contribua para cumprir a meta de reduzir sensivelmente, os índices de queimadas no Estado, até o final de 2009. “Acho que os prefeitos deveriam ir até às escolas de suas cidades e deveriam falar aos alunos sobre a importância de evitar queimadas. De nossa parte, o Governo do Estado estará usando de toda a força que a lei permite para evitar queimadas, com multas pesadas e outras penalidades”, enfatizou o governador.



De acordo com Eumar Novacki, secretário-chefe da Casa Civil, o Plano prevê ainda, ações de incentivos aos municípios que apresentarem uma redução de pelo menos 50% dos índices. Ele explicou que para receber o benefício, serão criados dois grupos de municípios; o primeiro, integrado por aqueles 19 municípios onde a incidência de queimadas é mais evidente e que fazem parte da lista da Operação Arco de Fogo, situados, a maioria, no Norte do Estado.



O outro grupo será formado pelos outros municípios do Estado. Novacki afirmou que os dois municípios que se destacarem na redução dos índices ganharão convênios e até quadra esportiva ou praça como compensação. Ele observou que as Prefeituras devem criar suas brigadas de prevenção e combate a queimadas para atuarem mais diretamente no problema.



O secretário lembrou que desta vez, ao invés de ações isoladas, a proposta de mobilizar Governo do Estado, Ministério Público e Municípios trabalhando integradamente nas ações.



Participaram ainda do evento o vice-governador Silval Barbosa, o Procurador Geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes de Oliveira, o secretário estadual de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, o secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes de Magalhães, o secretário estadual de Meio Ambiente, entre outras autoridades.



Fonte: Secom-MT