Notícias

Workshop durante o Intecol discutirá políticas públicas de Educação Ambiental

A política de Educação Ambiental será tema de um workshop que acontece nesta quarta-feira (23/07), durante o 8º Intecol. O workshop será realizado por meio de uma parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso (CIEA), órgão gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).



Segundo a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cesar, o objetivo do workshop é discutir temas ligados ao fortalecimento de políticas públicas participativas na área de educação ambiental. “Esta é uma oportunidade para que possamos ampliar as discussões e, de forma integrada, discutir a política de educação ambiental a ser implementada em todo o Estado”.



A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso foi criada pelo decreto n° 3449, de 28 de novembro de 2001. A CIEA é uma comissão colegiada que busca realizar a elaboração, planejamento, gestão, coordenação, acompanhamento, avaliação e implementação de atividades e construção conjunta da Educação Ambiental no Estado.



Desde quando foi criada, a Comissão Interinstitucional já elaborou uma série de trabalhos entre eles o Projeto de Estruturação da Infra-estrutura, o Programa Mato-grossense de Educação Ambiental (ProMEA), a Câmara Técnica para Aprovação dos Projetos da Sala Verde – MMA, o I Encontro Mato-grossense CIEA (em 2006) e, no ano passado, foram realizados o I Workshop da Semana de Meio Ambiente, o II Encontro Mato-grossense e a publicação do Regimento Interno.



“No contexto nacional a CIEA de Mato Grosso vem se destacando pela articulação e a participação da sociedade civil e instituições governamentais nas discussões em torno da polícia de educação ambiental”, salientou a superintendente.



Um dos temas que deverão ser abordados durante o workshop será o papel da CIEA na construção do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE). “A realização do workshop vai possibilitar o fortalecimento da Comissão e da articulação interinstitucional, maior participação da sociedade civil e melhor compreensão da seu papel inclusive como uma das entidades responsáveis pelo acompanhamento do processo de aprovação do ZSEE”, destacou Vânia Montalvão.



O wokshop é coordenado por técnicos das Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Unemat e terá três momentos de trabalho: uma mesa redonda, grupos de trabalho, com a participação de representantes da Sema, Ibama, Secretaria de Eduação e AME e uma plenária final onde cada grupo de trabalho irá apresentar suas conclusões.



PROGRAMAÇÃO INTECOL – Nesta terça-feira (22/07), às 15 horas, no Auditório dos Minerais, a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema estará apresentando um trabalho sobre Bioinvasão em Ambientes Aquáticos.



Na quinta-feira (24/07), às 15h50, a superintendente em exercício de Biodiversidade, Gabriela Rocha Priante apresenta na sessão oral sobre as ações desenvolvidas pela Sema de Conservação do Pantanal Mato-grossense, na sala 04.




Fonte: Sema-MT