Notícias

Queimadas no Estado proibidas a partir da próxima terça

As queimadas estarão proibidas em Mato Grosso no período entre 15 de julho e 15 de setembro. Segundo o governo estadual, o prazo pode ser prorrogado, dependendo das condições climáticas. Quem descumprir a proibição está sujeito a multas.O governo destaca a importância da conscientização da população.



Entre as medidas adotadas contra as queimadas, está a orientação de proprietários de chácaras e fazendas. "Esse é um trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano pela Secretaria de Meio Ambiente, através de educação ambiental, capacitação, monitoramento via satélite e outras ações preventivas", disse o chefe da pasta, Luis Henrique Daldegan.



No período de proibição de queimadas, além da conscientização, devem ser usadas aeronaves e produtos específicos que impedem a propagação do fogo.



Segundo o coordenador do Comitê de Gestão do Fogo (montado pelo governo para coordenar as ações contra queimadas), major Bombeiro Militar Hector Péricles de Castro, serão desenvolvidas ações de fiscalização preventiva e repressiva. Ele disse que o estado está negociando a possibilidade de usar aeronaves de empresas privadas, além de helicópteros do Exército. "A idéia é locar seis aeronaves com capacidade de 1,5 mil litros de água cada uma, junto às empresas privadas", explicou.



O governo também está testando o uso de um pó químico que funciona como uma barreira impedindo que o fogo se alastre. Esse produto foi analisado em uma queima autorizada e controlada de uma usina e teve avaliação positiva dos bombeiros.



Para o atendimento de emergência, em caso de queimadas o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), disponibiliza o telefone 193, do Corpo de Bombeiros.



Fonte: 24Horas News