Notícias

MT se prepara para período de queimadas

Uma portaria do Ministério de Meio Ambiente, publicada na terça, 23, coloca Mato Grosso e mais doze Estados e o Distrito Federal, em uma lista de emergência ambiental por causa do início do período de seca que coincide com o início do período de queimadas. O Ministério anunciou ainda a contratação de mil brigadistas para atuação na prevenção e combate a focos de incêndios em todo o país.



Em 2007, o número de focos de calor em Mato Grosso foi reduziu em 55%, segundo o satélite Loas-15, e 78%, segundo o MODS. Conforme os números do Loas-15, nos primeiros seis meses do ano passado foram registrados mais de 570 focos, contra pouco mais de 260 no mesmo período de 2008.
Já o outro satélite do Instituto, o MODS, registrou mais de 2.100 focos no primeiro semestre de 2007, contra cerca de 680 focos entre janeiro e junho deste ano. Os dados são do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).



Com o objetivo de intensificar as fiscalizações que devem ser norteadas pela localização de focos através dos satélites do Inpe, neste ano, além dos técnicos da Defesa Civil do Estado e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), haverá a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).