Notícias

Comemore a Semana do Meio Ambiente praticando o consumo sustentável

Você apaga a luz ao deixar um cômodo? Você se preocupa em casa, na escola ou no trabalho em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Quando vai às compras, adquire realmente o que necessita ou compra produtos supérfluos? No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (05.06), a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) ressalta a importância do consumo consciente e oferece sugestões de ações cotidianas para evitar o impacto no bolso do cidadão e o desgaste dos recursos naturais do Planeta.



A necessidade de reciclar e adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é um desafio para a sociedade, mas que aos poucos vai sendo superado. Alguns consumidores já vão às compras com a própria sacola ou recusam sacos plásticos e embrulhos desnecessários. Por outro lado, os fornecedores também devem contribuir. Nesse caso, eles podem disponibilizar sacolas de plástico biodegradáveis. Elas levam entre seis e 18 meses para se desintegrar, enquanto a de plástico comum leva em média 100 anos para desaparecer.



O uso racional da água, por exemplo, contribui para a existência das próximas gerações e uma conta menor no fim do mês. Uma pessoa consome, em média, por dia, 250 litros com banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e a água que se bebe. “Devemos saber utilizar os recursos naturais para satisfazer nossas necessidades, isso significa consumir sustentavelmente. Quando agimos com consciência, além de eliminarmos o desperdício, economizamos dinheiro”, destaca a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.



O consumo sustentável pode ser praticado até na hora de presentear, dê preferência aos produtos duráveis e que possam ser reaproveitados ou reciclados. Se optou pelos produtos eletrônicos, escolha modelos econômicos em consumo de energia. Na hora de embrulhar os presentes, reutilize papéis, fitas e caixas. Presentes orgânicos ou feitos de materiais reciclados têm o seu valor.



Confira mais dicas de como praticar o consumo sustentável:



1. Desligue os equipamentos da tomada, ao invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia.



2. Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta energética e escolha aquele que consome menos energia.



3. Escolha produtos com menor quantidade de embalagens ou redescubra antigos costumes como a volta das garrafas retornáveis de bebidas (os velhos cascos) ou das sacolas de feira para carregar compras.



4. Reduza a quantidade de sacolas plásticas nas suas compras utilizando sacola de pano ou caixas plásticas para compras maiores. Se levar para casa as sacolas, reutilize-as como saco de lixo.



5. Se for comprar um carro, escolha um modelo eficiente no consumo de combustível e dê preferência aos modelos flex.



6. Jamais escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta.



7. Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez.



8. Reduza o tempo no banho. Você poupa água e ajuda a diminuir o consumo de energia.



9. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas. Elas geram a mesma luminosidade, mas poupam 80% de energia elétrica e duram mais.



10. Ligue a máquina de lavar roupa e louça apenas com carga máxima. Você poupa água, energia e tempo.



11. Procure utilizar os transportes coletivos. E, para distâncias curtas, opte por se deslocar a pé.



12. Separe os resíduos orgânicos e os recicláveis (plásticos, vidros, latas, papéis) do lixo imprestável, encaminhando para a reciclagem.



Fonte: Secom-MT