Notícias

Atividades conscientizam cidadãos no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, é marcado em todo o mundo por ações para preservação ambiental e conscientização das pessoas quanto à importância do verde para a sobrevivência do planeta. Em Mato Grosso, durante o dia todo desta quinta-feira (05.06), o Governo do Estado promove oficinas, palestras, exposições e outras atividades, dentro da Semana do Meio Ambiente “Cidadão Consciente” que prossegue até sábado (07.06).



“Se todos tivessem essa consciência não haveria tanta poluição. No que depender de mim, uma única folha de papel não vai para o lixo. Ninguém joga nada na minha frente. Eu sei que todo lixo jogado errado vai pára nos rios e esgoto”, disse a doméstica Maries Pedrosa de Castilho, que conferiu o trabalho da equipe da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), na Praça Alencastro, em Cuiabá.



A Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado, contou com ações simultâneas na Praça Alencastro, Parque Mãe Bonifácia e Parque Massairo Okamura. A equipe da Superintendência, com apoio voluntário de acadêmicos da Universidade de Cuiabá (Unic), também distribuiu kit’s contendo saco de lixo para veículo e folder’s informativos em semáforos do Centro da capital.



Na Praça, um espaço montado junto a Prefeitura de Cuiabá chamou a atenção do público para o tempo de decomposição do lixo, principalmente aqueles que vão acabar dentro do rio como plásticos (100 a 450 anos); alumínio (200 a 500 anos); isopor (100 anos) e outros. Dois aquários traziam mostra do ambiente habitado pelos peixes, sendo um adequado e outro totalmente poluído com esses lixos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribui no local mudas de espécies frutíferas.



O superintendente de Educação Ambiental da Sema-MT, Antônio Carlos Nogueira, lembrou que são diversos os problemas que afetam o meio ambiente em Mato Grosso e que a orientação sobre a necessidade de consumo consciente ainda é uma das saídas para começar a reverter o processo. “Nada se resolve de maneira isolada, por isso buscamos trazer a comunidade, conscientizá-la com toda a situação e questão que envolve o meio ambiente”, completou, destacando que o cidadão é peça principal no processo de preservação.



As atividades realizadas nos parques também orientam a população para a conscientização. Estudantes de escolas municipais e estaduais, e creches, são o público alvo. No Parque Mãe Bonifácia, além de tendas expondo ações e projetos do Governo do Estado, da Rede Cemat e Organizações Não-governamentais (Ongs) para a preservação ambiental, a novidade é o Cine Mundo que traz filmes educativos sobre o tema, realizado pela Agro Amazônia.



O público pode conferir ainda na Semana do Meio Ambiente, tendas do Corpo de Bombeiros Voluntários da Amazônia, inclusive com a exposição de animais, e da Arca patrocinadora de projetos como a Coorimbatá, RockAll e Arte da Sucata.



DIA MUNDIAL



A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.



Fonte: Secom-MT