Notícias

PROMADEIRA 2008 é lançada em Cuiabá amanhã

Durante as comemorações do Dia da Indústria, na próxima sexta-feira (30-05), será feito o lançamento da 5ª edição do maior evento do setor de base florestal da região da madeira tropical, o PROMADEIRA 2008. O lançamento em Cuiabá será na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), antes da reunião mensal da diretoria, às 8h.



Promovido a cada dois anos em Mato Grosso, o PROMADEIRA tornou-se referência do setor madeireiro e moveleiro do país. Este ano será realizado pela terceira vez consecutiva em Sinop, considerada a capital do setor de base florestal do Estado, de 27 a 30 de agosto. Nas suas cinco edições, o PROMADEIRA atingiu quase 20 mil pessoas, com mais de 170 expositores de máquinas, equipamentos, madeira e móveis.



Para a edição de 2008, estão sendo esperados mais de 12 mil visitantes e 90 expositores nas Feiras de Madeira, Móveis e Artesanato, Máquinas e Equipamentos. Além disso, serão promovidas seis palestras, com renomados especialistas do Brasil e do mundo, além de workshops promovidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (Iel). "Realmente é o momento para o empresário do setor se atualizar sobre novas tecnologias do processo de produção e de gestão, além de ampliar seus contatos comerciais", analisa o presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto.



Rodadas Nacional e Internacional de Negócios



Um dos momentos mais esperados do PROMADEIRA são as rodadas de negócios. Em todas as edições, foram promovidas rodas internacionais e para este ano, a novidade é a realização, também, da Rodada Nacional de Negócios, que irá levar compradores de madeira de todo o país para a região da produção da madeira tropical. "Nosso diferencial, sem dúvida, é a madeira tropical e nativa. Precisamos mostrar para o Brasil o potencial de Mato Grosso, que produz madeira de qualidade, com manejo florestal, sem prejudicar a continuidade da floresta", afirma o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Jaldes Langer.



Manejo Florestal



O PROMADEIRA 2008 tem como tema a prática do manejo florestal. Com o slogan "Manejar é crescer com sustentabilidade" a organização do evento espera sensibilizar a sociedade para a preocupação da preservação da floresta e utilização racional dos recursos naturais. "Por meio do manejo florestal, é possível produzir sem impactar o meio ambiente, permitindo a perenidade da floresta e sua renovação saudável", explica Langer.



O PROMADEIRA é uma realização do Cipem (formado pelos sindicatos patronais industriais do setor de base florestal), Sistema Federação das Indústrias (Fiemt/Sesi/Senai/IEL) e do Sindicato das Indústrias Madeireiras no Norte no Estado de Mato Grosso (Sindusmad). Conta com apoio de parceiros importantes, como o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia. Mais informações: (65) 9227-4863.



SERVIÇO:



Evento: Café-da-manhã de lançamento do evento PROMADEIRA 2008
Data: Sexta-feira (30-05)
Horário: 8h
Local: sede da Fiemt – Avenida Rubens de Mendonça, 4193 – Bosque da Saúde – Cuiabá/MT



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:



Estarão presentes no lançamento (30-05)



Presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Jaldes Langer;
Presidente do Sistema Federação das Indústrias (Fiemt/Sesi/Senai/IEL), Jandir Milan; Presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras no Norte no Estado de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto;
Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf; Diretor-Tesoureiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan.Além de empresários e lideranças do setor de base florestal de todo Estado e diretores da Fiemt;



Programação prévia da Feira:



Abertura Oficial - 27 de agosto, às 20h
Palestras - 27 a 30 de agosto, das 18h às 23h
Workshops - 27 a 30 de agosto, das 8h às 17h
Rodada Internacional de Negócios - 28 de agosto,das 9h às 21h
Rodada Nacional de Negócios - 29 de agosto, das 9h às 21h



Temas das Palestras



28/05 (quinta-feira)



19h30 – O Potencial Econômico da China
20h30 – O Mercado de Setor de Base Florestal



29/05 (sexta-feira)



19h30 – Impacto do Câmbio e Custos na Competitividade da Indústria Florestal
20h30 – Mercado Internacional para a Indústria de Base Florestal



30/05 (sábado)



19h30 – Reflorestamento
20h30 – O Setor de Base Florestal e o Meio Ambiente