Notícias

Frente discute criação de áreas protegidas em florestas

A Frente Parlamentar Ambientalista realiza nesta manhã audiência pública para discutir a "Carta dos povos das florestas para a criação e implementação de áreas protegidas no Brasil". Elaborada por 26 entidades e divulgada em 20 de setembro de 2007, a carta solicita às autoridades brasileiras a criação e a implementação de áreas protegidas de uso sustentável, como forma de reduzir os conflitos envolvendo povos das florestas.



Segundo o documento, as áreas precisam ser implementadas para reverter a situação atual, caracterizada por ameaças de morte a líderes comunitários, invasões de terra, pesca predatória, desmatamento e roubo de madeira. "As populações tradicionais que lá residem encontram-se, na maioria dos casos, ameaçadas por grupos de grileiros que disputam essas terras, empenhados em legitimar uma titulação fraudulenta, intimidando e ameaçando a população, criando uma situação de conflito social, com perspectivas de agravamento dos quadros regionais", diz a carta.



A audiência terá a participação de parlamentares, de líderes comunitários dos povos das florestas e de representantes de ministérios, de governos estaduais, do Ministério Público, do Conselho Nacional dos Seringueiros e das organizações não-governamentais WWF Brasil e SOS Mata Atlântica



A reunião será realizadas à 10 horas, no plenário 2.



Fonte: Agência Câmara