Notícias

Projeto pode solucionar problema de desmatamento em MT

Estiveram nesta quarta-feira (7) no gabinete da Senadora Serys Slhesarenko (PT-MT), em Brasília, o Governador de Mato Grosso Blairo Maggi (PR), o Senador Jayme Campos (DEM-MT) e um representante do Instituo Web Florestal Planet. Na ocasião, a senadora mostrou o projeto que pretende solucionar o problema de desmatamento no Estado e no Brasil.



O projeto da parlamentar é baseado em estudo e desenvolvimento tecnológico do Instituto Web Florestal Planet, com sede em Brasília e escritório em Cuiabá, e pretende rastrear e monitorar eletronicamente por meio de chips todas as árvores. A idéia é demarcar em campo árvores comerciais remanescentes e portas sementes, possibilitando, assim, de forma criptografada, gravar as coordenadas e todas as informações tais como: nome científico e vulgar, altura, diâmetro, volumetria, etc.



A intenção é impossibilitar totalmente a manipulação dos dados colhidos em campo, garantindo a segurança e fidelidade das informações, acabando com a geração de créditos virtuais (madeiras inexistentes, falsa volumetria, substituição de espécies), ou seja, a quantidade de madeira física e contábil sempre serão as mesmas.



A idéia recebeu apoio do Governador Blairo que disse "apoio e entendo que esta é a solução ideal e definitiva para a situação de nossas florestas". O governador pretende implantar o projeto no Estado, caso os custos imediatos sejam compatíveis com a composição de preço final ao madeireiro, e se comprometeu em destacar uma equipe de técnicos responsáveis para acompanhar o projeto-piloto, que já está em desenvolvimento na Chapada dos Guimarães.



Serys encaminhou à consultoria do Senado Federal estudos e apresentará nesta segunda-feira (12) um projeto de lei que dará suporte legal à implementação da idéia.



Com informações da assessoria da Senadora