Apresentação

O Instituto Ação Verde é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que busca promover o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva primária de Mato Grosso, atuando no fomento, implementação e certificação de ações do setor produtivo.

O Instituto foi lançado durante o encerramento da Bienal dos Negócios da Agricultura, evento realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em agosto de 2007 e já deu seus primeiros passos com a inauguração das obras do Viveiro da entidade e o lançamento do Projeto Verde Rio, em março de 2008.

Combinando os pilares "Educação e Ação", o Instituto Ação Verde vem promovendo a recuperação e a preservação de áreas degradadas nas margens dos rios mato-grossenses, contribuindo para o fortalecimento do processo de educação ambiental e a sua consolidação, enquanto política de Estado.

O Instituto Ação Verde nasceu para promover, divulgar, sistematizar e incentivar as ações socioambientais do Sistema Produtivo do Estado de Mato Grosso. Diante disso, o instituto teve como entidades formadoras, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), o Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat) e a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa). Atualmente, essa última não faz parte do Instituto.