Diretoria

Em todo o planeta, um dos principais problemas ambientais é o aumento da população humana e, neste contexto, são cada vez mais frequentes as situações em que se torna bastante complicado discernir as causas socioeconômicas das ambientais para estas degradações.

Sabemos que o respeito ao meio ambiente é fundamental à manutenção das necessidades das gerações futuras e promover o bem-estar dos atuais habitantes do planeta, em uma condição sustentável, é imprescindível. Conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos é a principal missão dos governantes e de toda a sociedade.

A presença do homem na Terra está intimamente associada a sua capacidade de explorar racionalmente o solo e a água. A correta utilização destes dois recursos naturais, ainda abundantes na maior parte do planeta, é a garantia de que as gerações futuras terão condições de sobreviver harmonicamente.

Neste contexto, as Áreas de Preservação Permanente (APPs) funcionam como reguladoras do fluxo de água, sedimentos e nutrientes, formando ecossistemas estabilizados às margens de rios, lagos e nascentes, atuando na diminuição e filtragem do escoamento superficial e do carregamento de sedimentos para o sistema aquático.

Assim, a recuperação das matas ciliares é uma das prioridades do Instituto Ação Verde, contribuindo para a recomposição das áreas degradadas que tem grande impacto na manutenção do regime hidrológico.

A implantação do Projeto Verde Rio, atualmente a principal ação do Instituto, compreende benefícios muito maiores do que a recuperação das matas ciliares: trará melhor qualidade de vida para a população, disseminará boas práticas de preservação ambiental e mostrará a todo o planeta um exemplo crucial em um momento de grande sensibilidade ambiental, ratificando nosso compromisso de contribuir para um desenvolvimento econômico e social, com respeito e preservação do meio ambiente.


LIDIO MOREIRA DOS SANTOS
Diretor Presidente do Instituto Ação Verde 

CARLOS AVALONE JUNIOR
Diretor 1º Vice - Presidente do Instituto Ação Verde 


DIRETORIA DO INSTITUTO AÇÃO VERDE

Diretor 2° Vice-presidente: Piero Vincenzo Parini - SINDALCOOL
Diretor Financeiro: Vilmondes Sebastião Tomain - FAMATO
Diretor Administrativo: Ricardo Figueiredo de Arruda - ACRIMAT

Membro do Conselho Fiscal: Cesar Augusto Oliveira Martins - APROSOJA
Membro do Conselho Fiscal: Valdinei Bento dos Santos - CIPEM                                                                                                                                                                                                                                       Membro do Conselho Fiscal: João Carlos Spenthof - SICREDI


Suplente do Conselho Fiscal: José Antônio de Mesquita - SINDENERGIA
Suplente do Conselho Fiscal: Mauro Sérgio dos Santos - FIEMT
Suplente do Conselho Fiscal: Claudinei Melo Freitas - CIPEM